sábado, 30 de maio de 2009

Professores contra-atacam Serra com greve, vaias e denúncias

>
Os professores da rede pública estadual paulista decidiram entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (3), segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp). A decisão foi tomada numa assembleia realizada nesta sexta-feira (29) na Praça da República, em frente à Secretaria de Educação, no centro da capital paulista.

Desde a manhã, ônibus vindos do interior já podiam ser vistos nas imediações do Largo do Arouche, próximo ao local do encontro —  que reuniu 5 mil pessoas. Além de denunciar o descaso do governo de José Serra (PSDB) na área de educação, a greve tem o objetivo de pressionar o Executivo estadual a retirar os projetos de lei complementares 19 e 20 da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ambos enviados pelo governador.

Em nota, os professores afirmam que os projetos retiram direitos e tornam mais precária a vida funcional dos admitidos em caráter temporário. Segundo a Apeoesp, os professores temporários compõem quase metade do quadro estadual. As propostas tucanas tratam da contratação de servidores temporários e da criação de novas jornadas de trabalho e concursos para professores da rede estadual de ensino.

Segundo a secretária de comunicações da Apeoesp, Rosana Inácio, os professores estiveram reunidos com o secretário estadual de educação, Paulo Renato, no dia 12 de maio, quando ele havia sido recentemente empossado no cargo. Na ocasião, o secretário alegou não poder encaminhar a discussão e pediu um tempo para se informar melhor sobre o tema.

Os projetos foram encaminhados para a apreciação dos deputados estaduais — e a Apeoesp chegou a participar do colégio de líderes, quando novamente expôs suas avaliações e conseguiu que fosse agendada uma audiência pública para debater as propostas — justamente no dia 3.

No entanto, relata a sindicalista, Serra ignorou a reivindicação dos professores e requereu regime de urgência para a votação dos dois projetos, além de indicar relatores especiais para cada um deles. "Esperávamos que o trâmite (no Legislativo) fosse o normal, mas o governador não pretende permitir que os projetos passem pelas comissões da Alesp. Por isso a greve foi proposta e acabou aprovada pela assembleia dos professores", completa Rosana.

A pauta da Apeoesp vai além. A categoria também reivindica 27,5% de reposição salarial, um terço da jornada de trabalho para atividades extraclasse, ações imediatas para pôr fim à violência nas escolas, estabilidade a todos os professores por meio de concurso público classificatório, entre outros itens.

Além de paralisar as aulas, os professores vão organizar uma grande manifestação em frente ao prédio da Alesp, paralelamente — e no mesmo momento — à audiência pública sobre os polêmicos projetos. Uma nova assembleia também será realizada, para definir os rumos do movimento.

Vaias ao governador

Também nesta sexta-feira, vaias e protestos de professores e servidores da Saúde marcaram a visita de Serra a Presidente Prudente, no interior paulista, para inaugurar obras. Durante o discurso, o governador chegou a ser chamado de "ditador" pelos manifestantes.

Em resposta aos gritos, Serra, como de praxe, desviou o assunto e esbanjou manipulação: "Eles são contra a saúde, são contra até os deficientes (referindo-se a projetos que beneficiam deficientes). São de seitas e ‘partidecos’. Nós governamos para toda a população de São Paulo. Não somos de ‘trololó'.",

Agripino Miguel Costa, conselheiro regional da Apeoesp, não deixou por menos. “Ele não negocia nem paga o dissídio dos professores desde 2006. Não repassa nem a inflação acumulada e não discute o reajuste salarial com os professores." Os professores exigem reajuste salarial de 27,5%, enquanto os servidores da Saúde pedem reposição salarial de 47%.

Após a inauguração, a entrevista coletiva foi tumultuada. A segurança reprimiu os jornalistas com truculência, e Serra fugiu das perguntas políticas. Ao ser questionado se faria dobradinha com Aécio Neves na eleição para a presidência, Serra se irritou. "Pensei que você veio para perguntar sobre o hospital", respondeu.

Um segurança agarrou o repórter na frente do governador, que condenou a atitude do rapaz e soltou um sonoro palavrão impublicável. Já sobre os rumores de que Serra teria se submetido a um cateterismo, feito secretamente de madrugada no Hospital Sírio-Libanês, o secretário da Saúde, Luis Roberto Barradas, foi lacônico: "Imagina! Nada disso! É desnecessário".

>

Fonte: Vermelho

Um comentário:

  1. Jose serra destruidor da educação, ditador, truculento gengivento, mas parece morto amarelo cor de cadaver, vai infartar qdo a Dilma vencer, kkkkkkkkkkkkkkk, desgraçado, neste ano de 2010, o cara ferrou literalmente com a educação q é um m!!!!, as propagandas em tv, tudo enganosas, só para manipular, ahahahahah, coitado! tá pendando q engana quem?, as escolas tudo caindo aso pedaços, livro didatico de quinta, estudantes q estaõ ainda para se formar em historia matematica , letras, etç, pegaram aulas na frente de um professor com diploma na mão há 20 anos, então para q serve o diploma de professor aqui no estado de SP?????, já quem tem 1 ano 2 anos de curso pegaram todas as aulas na frente dp professor com 20 anos no estado, o gengivaõ ditador do serra mandou dar uma prova paraavaliara a inteligencia do professor!!!, q ao seu ver são tudo um bando de burros, e ai professores com jornadas estafantes 80% não passou, detalhe no estado de sp tem qse 100 professor temporario, e sabe qtas vagas para professor passar e pegar aulas? 10.000, uma minoria passou, professores novos, estudantes bachareis!, os pobres coitados me incluo nisso ficamos com uma esmola de 12 aulas, e fazendo peregrinações nas escolas para podermos pegar aulas, esse é o governo fazendo tudo pelo social, q deixou pais de familias desempregados arrimo de lar, sujeito truculento, veado e ainda pensa q vai ganhar para nunca e jamais ser presidente, vais é levar uma xumbada no traseiro de criar bicho, seu maldito pq aqui se faz aqui se paga, e vc vai pagar com nós funcionarios publicos votando na Dilma e fazendo desde já campanha contra vc, seu verme, peste, tá pensando o q?, vc pode enganar elite, mas a maioria pobre de sp, q vc deixa morrer nas enchentes vc não engana não tá, seu bosta!, coisa sem nexo, sem conteudo, sem graça, eca! mais para cara de defunto, os nordestinos q estão aqui vão votar na Dilma, e de outros estados tbem q sentem na pele o demonio q vc é, cramunhão FDP.............e dá lhe DILMA 2010, e vc zé alagao do mal fora!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vá para os quintos tá junto com ACM, costa e silva, geisel, vai para PQ pariu! bocó, governo trololo, qdo dilma ganhar, vc vai direto para o manicomio senaõ vai cortar os pulsos vc os DEM/ psdbs e arghi cambada em geral, ou suicidio coletivo para o bem geral da naçao e a nação agradece se isso acontecer, pois será o fim da tucanalha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkke leva o seu mestre FHC, maconheiro e vendilhao do Brasil, velho babento! ueca!

    ResponderExcluir