Os resultados da pesquisa elaborada pela LatinPanel sobre o consumo das famílias brasileiras não deixa dúvidas: a crise ainda não afetou nosso consumo de alimentos, bebidas, itens de higiene e beleza, e de limpeza. Além disso, os brasileiros estão mais críticos, compram conforme precisam e estão de olho na relação custo-benefício.
A pesquisa é ótima porque mostra que mantemos o nosso poder e disposição de consumo, portanto, também as condições de continuar na rota do crescimento econômico, já que o levantamento termina por confirmar que a mola propulsora do nosso desenvolvimento é, principalmente, nosso mercado interno.
Foram pesquisadas todas as cestas em todas as classes sociais. Comparando o primeiro trimestre desse ano em relação a 2008, os dados indicam aumento das compras em 9%, e dos gastos em 15%. Vale lembrar que as classes D e E, frente ao aumento real do salário mínimo e aos programas sociais do governo Lula, ampliaram seu poder aquisitivo.
Brasileiro muda hábitos de consumo
Outro fator apontado pela LatinPanel para o crescimento das vendas nessas áreas (alimentos, bebidas, itens de higiene e beleza e de limpeza) foi a diminuição da procura por bens duráveis que, com a retração da oferta de crédito, acabaram perdendo mercado.
A pesquisa também mostra mudanças no hábito de consumo dos brasileiros. Aumentaram as despesas nos itens de higiene e limpeza. E os gastos com alimentação em casa (7,8%) subiram acima dos gastos com refeição fora (3,6%), considerando 2008 ante o ano anterior.
O estudo realizado pela LatinPanel foi também realizado pelo grupo TNS World Panel, ao qual ela pertence, em 11 mercados da Europa, da Ásia e da América Latina. Considerando a variação nos últimos doze meses - até fevereiro deste ano - o Brasil aparece como o 3º colocado em expansão no volume de compras de bens não duráveis; e em gasto ocupa a 4ª posição.
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Fonte: Blog do Zé
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