E, o protesto começou...Integrantes de movimento por moradia popular do Distrito Federal faziam manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil, local onde despacha o Presidente Lula
O Presidente disse que vai encaminhar a reivindicação para o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que deve receber representantes dos manifestantes.
Uma provocação policial da Polícia Militar por pouco não fez com que a pacífica passeata do 8 de Março-''Fora Bush'' degenerasse em tragédia. A tropa de choque da PM usou gás lagrimogêneo, spray de pimenta, balas de borracha e cassetetes contra um dos maiores atos do Dia Internacional da Mulher na Avenida Paulista, deixando várias pessoas seriamente feridas. Aos três meses e oito dias de mandato, o governador do estado, José Serra (PSDB), rasgou a máscara e mostrou a que veio.

Manifestante é agredido: truculência serrista
A pancadaria começou por volta das 17 horas, quando a passeata das Mulheres e do ''Fora Bush!'' – em protesto contra a presença do chefe da Casa Branca na cidade – chegou à Avenida Paulista. Eram mais de 20 mil pessoas, segundo os organizadores, ou apenas 5 mil, conforme o capitão Benjamin Francisco Neto, comandante da PM. Rapidamente, os guardas armados apenas com cassetetes deram lugar aos brutamontes da Tropa de Choque, que investiram contra a multidão, soltando bombas.

Policial chuta manifestante caído e desarmado
José Serra é o responsável
A responsabilidade pela truculência policial deste 8 de Março recai sobre o governador José Serra. A bem da justiça, São Paulo não tinha assistido uma cena de tamanha selvageria policial-militar nas gestões dos antecessores de Serra, Cláudio Lembo, do PFL, Geraldo Alckmin e Mário Covas, do PSDB. O episódio lembrou ações como o Massacre da Freguesia do Ó e a repressão à greve metalúrgica do ABC em 1980, durante a ditadura militar.
Janaína Lemos, 21 anos, estudante na PUC-Campinas, declarou: ''Não vivi na época da ditadura, mas agora posso imaginar como foi no passado. A passeata resultou em confronto por culpa da polícia do governo Serra, que está despreparada e acima de tudo não quer entender a causa do povo''.


Nenhum comentário:
Postar um comentário