É patético. O PSDB entrou com representação contra a campanha publicitária do programa Minha Casa, Minha Vida (de 1 milhão de moradias) no Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). O tucanato alega que a propaganda sugere que as casas já estão sendo construídas e o deputado Wanderlei Macris (PSDB-SP) chega a afirmar que o governo faz propaganda "desonesta e enganosa".
O projeto foi lançado oficialmente pelo presidente Lula, contestam os técnicos do governo, portanto, a campanha pode ser divulgada já que o programa existe e as medidas provisórias sobre ele foram encaminhadas ao Congresso. Além disso, a propaganda enfatiza as parcerias entre governos federal, estaduais e municipais - um hábito que os tucanos não possuem - vitais para a execução do plano, para motivar governadores e prefeitos a estabelecê-las.
A irresponsabilidade tucana não tem limites. Todos sabem que o programa habitacional para construir 1 milhão de moradias é um importante instrumento do governo Lula no combate aos efeitos da crise internacional. Além de beneficiar as famílias de baixa renda, a iniciativa irá estimular a construção civil, um dos setores que mais contrata mão de obra no país. A publicidade neste caso, segundo o governo, é importante para que também as famílias e os trabalhadores tenham conhecimento do programa.
Oposição não olha o próprio quintal
Na verdade, o interessante nessa história da ação no CONAR é que a oposição não olha o próprio quintal. Em Minas Gerais e em São Paulo, governados pelos tucanos presidenciáveis Aécio Neves e José Serra, ambos de olho no Palácio do Planalto na eleição de 2010, os gastos com publicidade só crescem.
Não sofrem nenhum questionamento, judicial inclusive, porque, como sempre, também nisso tem o apoio e a conivência de grande parte da mídia brasileira com seus governos. A ponto de Serra, para divulgar seu nome presidenciável no país, há pouco ter feito propaganda em redes nacionais de TV da SABESP, a estatal paulista de água e esgoto que atua apenas no Estado de S.Paulo
A situação beira o absurdo, se lembrarmos que apenas em São Paulo - não estou citando os números de Minas- o governador Serra simplesmente dobrou os gastos com publicidade da sua administração, entre 2007 a 2008. Elevou o valor da verba publicitária de R$ 88,3 em 2007 para R$ 178,7 milhões no ano passado, um aumento de 102%. Para 2009, a verba quase dobrará de novo atingindo cerca de R$ 313 milhões.
É o jeito tucano de governar!
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Fonte: Blog do Zé Dirceu
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