terça-feira, 7 de abril de 2009

O PiG em decadência: grandes jornais vendem cada vez menos

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O mercado de jornais diários assiste à decadência dos veículos da grande imprensa — ou PiG (Partido da Imprensa Golpista), na definição do jornalista Paulo Henrique Amorim. Tudo porque a circulação dos principais jornais do Brasil continua com tendência de queda, conforme números do Instituto Verificador de Circulação.


Em fevereiro, a circulação média diária dos dez maiores veículos foi 1,3% menor que em janeiro. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior o resultado é ainda pior — queda de 6,45%. O resultado anualizado é pior que o obtido em janeiro, quando foi registrada queda de 4,7%.

 

A Folha de S.Paulo, líder em circulação no país, apresentou queda de 1% em relação a janeiro, com média de 297.581 exemplares vendidos. O resultado foi 6,6% menor que em fevereiro de 2008. Já a circulação do mineiro Super Notícia, segundo do ranking, foi 3,3% menor que em janeiro. Comparando com fevereiro de 2008, a queda foi de 4,7%.

 

O Globo conseguiu um leve aumento na circulação. Em relação a janeiro, o crescimento foi de 0,2%. Entretanto, o jornal não conseguiu reverter o resultado negativo obtido em janeiro, quando perdeu 11,1% da circulação em relação a dezembro. O resultado anualizado é de queda de 9,3%.

 

O Extra também tenta recuperar espaço. Registrou crescimento mensal de 3%, mas, comparando com fevereiro de 2008, a queda é de 22,2%. O Estado de S.Paulo foi outro jornal que apresentou uma leve recuperação no mês (0,3%), mas o resultado é bem abaixo do obtido em fevereiro do ano passado (-15,3%).

 

Da lista dos dez maiores jornais brasileiros, apenas o Lance! apresenta crescimento significativo quando comparado com o mesmo mês de 2008 (23,7%). O Meia Hora (-3,6%), o Zero Hora (-3,2%) e o Correio do Povo (-2,5%) também mostram resultados negativos em relação a fevereiro do ano passado.

 

Fonte: Vermelho

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