Investimentos pela metade
Desde 2005, Prefeitura gasta 44% do previsto em orçamento na ampliação dos corredores de ônibus
Felipe Grandin,Jornal da Tarde (JT)
felipe.grandin@grupoestado.com.br
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de São Paulo investiu menos da metade da verba prevista no orçamento para corredores e terminais de ônibus. De um total de R$ 1,2 bilhão, foram empenhados (comprometidos para gasto) R$ 559 milhões, o equivalente a 44%. Isso significa que deixaram de ser investidos R$ 715 milhões, o suficiente para construir cerca de setenta quilômetros de corredores ou 27 terminais como o Campo Limpo, na zona sul. Os dados foram extraídos do site da Secretaria Municipal de Planejamento, que disponibiliza informações a partir de 2005. Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura não quis responder.
Nesse período, a gestão dos prefeitos José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) inaugurou apenas um corredor, o Expresso Tiradentes, antigo Fura-Fila. Com 8,5 quilômetros, o trecho liga o Terminal Mercado, na região central, ao Terminal Sacomã, na zona sul.
Nos dois anos em que ficou à frente da Prefeitura, Serra foi responsável pelo menor e pelo maior níveis de execução orçamentária em corredores e terminais. Em 2005, aplicou R$ 41 milhões - 13,9% do orçamento para a área. Em 2006, candidato a governador, o investimento quintuplicou, para R$ 219 milhões, ou79,8% do previsto.
Em 2007, quando ocupou o governo pela primeira vez durante um ano inteiro, Kassab diminuiu a verba para R$ 204 milhões (54,5% do orçado). Em 2008, candidato à reeleição, o prefeito cortou o investimento pela metade, para R$ 94 milhões (28,6%).
O Expresso Tiradentes consumiu a maior parte dos investimentos para corredores nos quatro anos analisados. Só nos últimos dois anos foram aplicados R$ 236 milhões. O orçamento não mostra os valores investidos em 2005 e 2006, pois não havia dotação própria - a verba era reunida na rubrica Fundo Municipal do Sistema dos Corredores Segregados Exclusivos para Tráfego.
A construção do Fura-Fila foi retomada por Serra e concluída por Kassab em 2007, dez anos e quatro prefeitos após o início das obras. Os prefeitos ampliaram o projeto original (de 8,5 km), lançado em 2006 por Celso Pitta, para 32 km, até Cidade Tiradentes, na zona leste. Do novo projeto, foram inaugurados apenas mais 2,8 km - do Ipiranga, na zona sul, à Vila Prudente, na zona leste.
Além do Expresso Tiradentes, o investimento mais relevante da Prefeitura em corredores foram os R$ 21 milhões aplicados na ampliação e reforma do José Diniz-Ibirapuera, na zona sul. E a implantação de um sistema binário no trajeto, que consiste basicamente em reorganizar as vias paralelas à principal para usá-las como opção de circulação.
No caso dos terminais de ônibus, entraram em operação três estações do Fura-Fila: Mercado, Sacomã e Sapopemba/Teotônio Vilela. Além desses, foi inaugurado o de São Miguel, na zona leste. No período, também foram aplicados R$ 21,7 milhões na construção do Terminal Campo Limpo, que deve ficar pronto este ano ao custo de R$ 26 milhões.
Para o consultor de trânsito Horácio Figueira, a baixa execução orçamentária mostra “falta de iniciativa e decisão política” do governo municipal. “A Prefeitura não prioriza o transporte coletivo, nem incentiva a migração do automóvel para o ônibus.”
PARA ONDE FOI?
715 MILHÕES
Foi o valor que deveria ter sido investido em corredores de
ônibus e construção de terminais, mas que não foi utilizado
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Fonte: Blog do Favre
pohha pra mim que não foi.bem que eu queria essa grana pra mim
ResponderExcluirBom saber quem é o "pai" do Terminal Campo Limpo. Sou moradora da região e posso afirmar que tudo irá piorar. Aguardem para ver as manchetes. Terminal sem infraestrutura viária é furada. Igual a palhaçada do corredor da Francisco Morato, onde há uma mudança de faixa estúpida na qual perco cerca de 20 minutos por dia......
ResponderExcluirConcordo plenamente com o comentário acima. Só poderia ser obra de uma gestão tão incompetente o ideia do Terminal do Campo Limpo. Ainda tenho esperanças devê-lo desativado e ser implantado no lugar um bom Hospital Municipal.
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