sábado, 28 de março de 2009

São Paulo: o futuro comprometido

>
É alarmante a situação da educação sob a tutela tucana, ou melhor, sob a responsabilidade do governador e candidato a presidente da nação, José Serra. Há dias, como vocês podem acompanhar, publico neste blog comentários sobre os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, o IDESP. 
 
Criado pela Secretaria de Estado da Educação, o índice avalia a nota de português e matemática que os alunos tiram no exame anual do SARESP - ao qual as escolas públicas do Estado estão submetidas - e a quantidade de alunos que está de acordo com o fluxo escolar.
 
Uma matéria divulgada hoje (26.03), em O Estado de S. Paulo, destaca que na região centro-oeste paulistana, a mais bem avaliada do IDESP e que compreende bairros como Itaim Bibi, Vila Madalena e Alto de Pinheiros, a maioria dos alunos não domina o conteúdo da série em que estão.
 
Um verdadeiro descaso 
 
Jovens do último ano do ensino médio que deveriam estar aptos para entrar nas universidades, se tornarem profissionais no futuro e contribuir com o desenvolvimento do país, não conseguem resolvem sequer equações de segundo grau e encontram dificuldades em operações como adição e multiplicação. Além disso, mais de 50% dos alunos da 8a. série e do 3o. ano colegial estão classificados nos níveis básico e abaixo do básico do IDESP.
 
Esta é a prova cabal da incompetência tucana no poder desde 1994! Sem contar os 12 anos anteriores de administrações do PMDB, composta por quadros aliados ao PSDB - das quais vários integrantes hoje compõem a administração José Serra. 

Temos aí, na educação, o equivalente a 14 anos de silêncio, de ausência de iniciativas transformadoras, de descaso e desrespeito com os paulistas. E, principalmente, da vigência de uma administração predadora, incapaz de realizar minimamente sua função de governo. 

O ônus desses 14,5 anos é claro: perdem os jovens, perde o Estado, perde o Brasil. Sem eficiência, continuaremos anos luz do futuro que esse país merece e deseja.
>
Fonte: Blog do Zé Dirceu

Um comentário:

  1. O QUE ESPERAR DE PESSOAS QUE TÊM UM CONCEITO EQUIVOCADO DE DEUS, NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. O RESULTADO DA ADMINISTRAÇÃO DO PSDB NÃO DEIXA DÚVIDA QUE ELES ESTÃO LÁ MAS NÃO É PARA TRABALHAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO MAS SIM PARA MELHORAR A VIDA DELES MESMOS. PARA ISTO LAÇAM MÃO DE TODOS OS MEIOS, MENTEM, ENGANAM, ARTICULAM, CONSPIRAM, ETC,ETC. O DISCURSO É SEMPRE O DE UM HOMEM DE BEM, PARA ENCOBRIR O VERDADEIRO OBJETIVO, A DOMINAÇÃO. QUEREM O PODER, SÓ ISTO É QUE CONTA. O DEUS DELES É O DINHEIRO. HOMENS E MULHERES DE BEM, ESTEJAM UNIDOS PARA COMBABER O MAL, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

    ResponderExcluir