quinta-feira, 26 de março de 2009

Kassab se engana ao explicar queda nas pesquisas



Kassab, o prefeito que gastou mais em propaganda do que em obras contra as enchentes (leia o post Gastos com publicidade, sim. Para enchentes, não) diz que sua popularidade caiu por causa da coincidência entre a data de realização da pesquisa e a grande cheia de 17 de março na capital paulista. Sua explicação é referendada pelo diretor do Datafolha. 

Nesta última pesquisa Datafolha, e apenas 5 meses após ser reeleito, a popularidade do prefeito despencou 11 pontos percentuais - de 56% em novembro para 45% em fevereiro. Agora, no ranking de avaliação dos prefeitos de capitais do país ele está em 5º lugar.

Reeleito em outubro do ano passado com 61% dos votos, com apoio aberto da mídia paulistana - como também se elegeu em 2004 o prefeito José Serra, a quem ele substituiu um ano e quatro meses depois - o prefeito Kassab faz uma leitura errada da queda de seus índices nas pesquisas.

Tudo virou propaganda eleitoral

Agora vai dizer que foi a enchente que derrubou sua aprovação? Foram as falsas promessas feitas para ganhar a eleição. Kassab caiu porque apenas um mês e meio de seu novo mandato (a pesquisa foi feita em meados de fevereiro) foi suficiente para que a população descobrisse que ele não cumpria nenhuma de suas promessas de campanha, nem mesmo as de rapidíssima implantação. 

Kassab, que emergiu do pleito em que se reelegeu no ano passado com a mais nova estrela do ex-PFL-DEM, governa a cidade numa inédita parceria em que não o seu partido, o ex-PFL-Dem, mas o PSDB, detém a maioria dos postos-chave na Prefeitura paulistana. 

A estranha situação se deve ao fato de que ele se elegeu vice de José Serra em 2004, assumiu a prefeitura quando este se desincompatibilizou 15 meses depois para disputar o governo do Estado, e se reelegeu no ano passado tendo Serra como seu principal cabo eleitoral. Em troca mantém os quadros nomeados pelo patrono para a Prefeitura.
>
Fonte: Blog do Zé Dirceu

2 comentários: