quinta-feira, 5 de março de 2009

No desespero, tucanos recorrem à publicidade

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Os tucanos brasileiros, os da política, particularmente os governadores de São Paulo, o presidenciável José Serra, e do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, estão se revelando aves predadoras vorazes na utilização de recursos públicos para gastos em publicidade, propaganda, enfim, na promoção de suas administrações.
Em São Paulo, o objetivo é claro: a eleição presidencial de 2010, pela qual o governador Serra trabalha as 24 horas do dia para manter-se em 1º lugar pelo lado da oposição e estar bem situado em termos de opinião pública daqui a dois anos.
No Rio Grande do Sul, Yeda Crusius justifica seu excesso de gastos em propaganda como uma necessidade de combater o que denomina de oposição "pseudorrevolucionária" e a "direita golpista". Mas, comecemos por São Paulo.
Levantamento feito pela liderança do PT na Assembléia Legislativa, a mim enviado pelo deputado Roberto Felício, constata que o governador Serra simplesmente dobrou os gastos com publicidade da sua administração, entre 2007 a 2008, elevando o valor de R$ 88,3 milhões a R$ 178,7 milhões, um aumento de 102%. Para 2009, a verba quase dobrará de novo atingindo cerca de R$ 313 milhões."O crescimento do orçamento de 2008 para 2009 é da ordem de 20% enquanto o dos gastos com publicidade é da ordem de 90%", afirma o líder do PT na Casa, Roberto Felício, à Folha de S. Paulo.
Vamos a alguns exemplos: na SABESP o governo paulista gastou R$ 7 milhões para veicular anúncios em escala nacional na Rede Globo.
Claro que essa propaganda visa promover o governador e presidenciável paulista, já que a empresa só atua em território paulista. Por isso o PT entrou com a representação na Justiça, contra essa publicidade que ultrapassa os limites do Estado.
Nem é preciso insistir que esse montante tem um objetivo claro: difundir o governo Serra em todo o território nacional, com vistas às eleições de 2010. E um detalhe importante aos que embarcaram nas críticas da oposição frente à legítima Marcha dos Prefeitos do governo federal - o gasto na compra dos anúncios da Rede Globo, rede de TV líder em audiência no país, ficou em pelo menos 2,5 vezes menos do que custou o evento de prefeitos e prefeitas que acontece anualmente em Brasília.
Na assessoria de comunicação do governo de São Paulo paira um silêncio tumular sobre os gastos de publicidade. Já a SABESP considera "legítima e legal" sua publicidade institucional.
Denúncias de irregularidades são respondidas com silêncio
Já no Rio Grande do Sul, o PSOL denunciou possuir provas de uso de dinheiro não contabilizado pelos tucanos (Caixa 2) durante a campanha eleitoral da governadora, Yeda Crusius, na compra da mansão em que ela mora em bairro nobre de Porto Alegre, no pagamento de publicidade.
Para responder a essas acusações, segundo a lógica tucana, nada mais óbvio do que recorrer à mais propaganda. Sim, meus caros, foi o que a governadora Yeda Crusius afirmou com todas as letras. Sobre as acusações e denúncias de irregularidades, que já somam quase meia dúzia, Yeda não diz uma palavra. Investirá em mais publicidade, inclusive, com campanhas semanais e a compra de espaço nas TVs e nas rádios. Uma verdadeira festa com o dinheiro público! Afinal, somos nós quem pagamos as contas das campanhas tucanas.
Fonte: Blog do Zé Dirceu

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