segunda-feira, 16 de março de 2009

A boa e velha imprensa chapa branca

>
Visitar uma sala de aula da rede pública de ensino, comparecer de madrugada a uma estação de trem de subúrbio para lançar um tipo de bilhete, inaugurar um centro de treinamento e visitar uma feira agropecuária no interior do Estado, falar de matemática e de futebol - tudo isso é campanha eleitoral antecipada?

Claro que não. Foram atividades cumpridas na semana passada pelo governador e presidenciável tucano José Serra, no desempenho legal, legítimo e rotineiro de suas funções. Mas a Folha de S.Paulo, da forma como as noticiou, sim, está em campanha pouco velada para o governador paulista conquistar o Palácio do Planalto em 2010.

Êta matéria "chapa branca" (jargão do meio jornalístico para matéria que só fala bem, ou publicada para elogiar) essa que saiu no Folhão no fim de semana com o título "Serra: 'eu escolho a minha parte'"!!!

O único trecho da reportagem que fala "en passant" de problemas é quando o próprio governador os menciona: ele recomenda "tomar tabuada" pelo fato de quase 80% dos alunos não terem o conhecimento esperado em matemática e queixa-se à diretora por se confirmarem as informações que tinha de que a escola visitada está suja e com a sala de computadores desativada.

Questionamento do jornal quanto a essas estatísticas e essa situação? Nenhum, passa batido, parece estar falando do melhor dos mundos. Logo o jornal que trombeteia sua independência, na verdade uma postura de ser contra tudo e contra todos! Quer dizer...quase todos. Contra o presidenciável Serra, não. Enfim, assunto para o ombudsman do jornal paulista.

Ah, as razões do título estão em um episódio de sua infância, contado pelo governador Serra nessa incursão fora de seu gabinete: "Quando eu era garoto, comprava um chocolate em sociedade com um amigo e, para não ser passado para trás, criei uma regra: "Você divide, mas eu escolho a minha parte".
>
Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário