quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Prefeitura SP: continua a degradação do transporte público

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Kassab reduz a compra de ônibus para manter tarifa
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Na tentativa de segurar passagem, prefeito diminui incentivo à troca de ônibus velhos
Prefeitura paulistana prevê a substituição de somente 175 veículos antigos em 2009, 1/10 da média anual de 1.700 a partir de 2005


Para tentar cumprir a promessa de campanha de deixar a tarifa congelada em R$ 2,30, a gestão Gilberto Kassab (DEM) optou pelo envelhecimento da frota de ônibus de São Paulo.Na prática, os passageiros devem escapar do reajuste da passagem, mas praticamente não ganharão veículos novos: a previsão é que só 175 sejam comprados pelas empresas e cooperativas neste ano, contra a média anual de 1.700 desde 2005.A queda se dará mesmo depois de constatada a reprovação recorde aos serviços de transporte nesta década.Num momento de crise econômica e de cortes no Orçamento, a saída da gestão Kassab para não reajustar a tarifa e evitar a disparada de subsídios foi diminuir os incentivos às viações que renovam a frota.Assim, vai pagar menos do que vinha pagando para quem trocar ônibus velho por novo.Com isso, as empresas devem tirar de circulação só os veículos com mais de dez anos de uso -por obrigação contratual- e postergar a substituição de outros que estão próximos da idade de aposentadoria.Só em 2008, a prefeitura pagou R$ 304 milhões como “complemento de renovação de frota” às empresas e cooperativas -equivalente a quase metade dos R$ 660 milhões gastos com subsídios e suficiente para comprar 1.300 ônibus básicos zero-quilômetro.Neste ano, porém, segundo as viações, a gestão Kassab reduziu em 35% esse valor adicional para quem repõe a frota. A prefeitura alega que foi só “um parcelamento” a ser redistribuído ao longo de quatro anos.“Foi uma medida unilateral, com a qual não temos concordância. Mais do que um desincentivo [à renovação da frota], é um descumprimento contratual”, afirmou à Folha Carlos Alberto de Souza, diretor-executivo do SP Urbanuss (sindicato das viações de ônibus).Em relação à redução no ritmo de substituição de ônibus velhos por novos, a gestão Kassab alega que ela não prejudica a qualidade do sistema por ter havido renovação significativa nos últimos quatro anos, quando 45% da frota foi reposta.Além disso, diz que a troca prevista dos 175 equivale aos únicos que vão atingir mais de dez anos de idade em 2009 -condição em que os veículos, de tão velhos, precisam ser trocados independentemente do estado de conservação.As justificativas da prefeitura esbarram na insatisfação dos passageiros e nos problemas de conforto que persistem.Embora a capital paulista tenha recebido 6.800 coletivos novos desde 2005 (em uma frota total próxima de 15 mil), há mais de 3.000 que vão atingir a idade limite de aposentadoria em até dois anos.Tanto que a prefeitura prevê a substituição de 1.230 veículos em 2010 e de 2.033 em 2011.Pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) também mostrou que, em 2008, a aprovação aos ônibus na cidade se limitou a 40%, a mais baixa na década.A renovação da frota divulgada pela gestão Kassab também omite algumas deficiências.Uma delas é que, contrariando a promessa feita pelo prefeito, ao menos 18 ônibus com mais de dez anos continuavam rodando. Essa situação é proibida por contrato.Mesmo assim, a prefeitura não aplicará punição, sob a alegação de que a situação é temporária e foi justificada pela necessidade de repor os coletivos de uma cooperativa da zona sul que deixou de funcionar.

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Fonte: Blog do Favre
Opinião PIG 2010: " O quanto custa uma promessa eleitoreira, o cidadão paulistano não pagara aumento das tarifas diretamente, mas indiretamente vai sair bem caro. Espero que essa voracidade do prefeito com relação a tarifa do transporte se repita na promessa de construção de creches, a familia paulistana está sofrendo com a falta de vagas, é cada vez maior o número de mulheres entrando no mercado de trabalho, em contrapartida a prefeitura não amplia os beneficios aos municipes. Outro fato interessante que aparece com grande estardalhaço na mídia é o corte de 30% nos cargos de confiança do Sr. Kassab, vale lembrar que quando o Sr. Serra assumiu a prefeitura ele fez a mesma jogada de mídia, a situação é bem simples, anuncia-se a medida, demite alguns, e ao longo do ano injeta novamente no quadro os mesmos aspones de sempre."
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