sábado, 14 de novembro de 2009

Serra cobra investigação sobre o Rodoanel



Segundo a Folha Online o governador José Serra cobrou investigação sobre o Rodoanel. O jornal O Estado de São Paulo reproduz relatório do TCU de maio de 2008, um ano e meio atrás, onde aponta irregularidade na construção precisamente das vigas.

A denuncia do TCU foi objeto de alguma investigação? Alguma sindicância foi realizada?

O jornal lembra que um acidente com características semelhantes já tinha se produzido no Fura-Fila, o que devia ter reforçado a fiscalização, ainda mais depois do alerta feito pelo TCU.

O TCU não paralisou a obra do Rodoanel, sobre a qual pesa segundo o próprio tribunal superfaturamento, além do problema apontado sobre as vigas. Mas o relatório merecia mesmo assim uma atitude de fiscalização redobrada. O governador diligenciou alguma medida após o relatório do TCU?

Eis algumas questões as quais o governador Serra responderá, para permitir que a investigação por ele cobrada avance rapidamente. LF

Após acidente, Serra admitiu que houve falhas nas obras do rodoanel. (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Após acidente, Serra admitiu que houve falhas nas obras do rodoanel. (Foto: Tiago Queiroz/AE)




A seguir citação do Estadão

(…)

“TCU

“Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), entre maio e julho de 2008, apontou alterações no projeto básico da obra. Para reduzir os custos, as empresas contratadas alteraram métodos construtivos, com redução no número de vigas usadas em pontes, substituição de estacas metálicas por pré-moldadas e troca de areia por brita em muros de contenção. “Assim, usaram menos material de construção, mas receberam o mesmo dinheiro”, explica o relatório do Tribunal.

O documento do TCU aponta as irregularidades como “graves” e passíveis de resultar numa “combinação altamente danosa às finanças” da União e do Estado. “O desdobramento do processo pode gerar repactuação contratual, anulação do contrato e ressarcimento de valores.”

Fura-fila

Integra o consórcio responsável pelo lote 5 a empresa Carioca. Trata-se da mesma empresa responsável pela obra do viaduto do Fura-Fila que caiu na Vila Prudente, em 1º de abril de 2008. O lote 5, com 35 pontes e viadutos, tem 18,6 km de extensão e representa 19,7% da obra.”

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2 COMENTÁRIOS PARA "Serra cobra investigação sobre o Rodoanel":

Comentado por J. Matheus em 14/11/2009 - 11:29h:

Este é o jeito tucano de governar: liberar as empreiteiras para fazer o que quiserem, sem nenhum tipo de controle. Foi assim com o buraco do metro e agora com o acidente do Rodoanel. A imprensa demotucana não está nem aí, pois seu problema é o apagão dos raios….

Comentado por Sylvia Manzano em 14/11/2009 - 11:40h:

Não vou nem dizer: “ah, se fosse obra do PAC”, pq isso já virou frase feita.
Também não vou dizer: “será que vai dar no JN?”, pq a gente já conhece o modus-operandi da mídia.
Porém me lembrei de uma coisa que muito me alegrou e essa eu vou dizer: do lado de lá, tudo é festa.
Depois da globo ficar semanas mostrando como o Rio é violento e tentando mais uma vez provocar a histeria coletiva, ontem li a notícia: a Madonna vai cantar no Réveillon no Rio.
Eu fiquei rindo à toa.
E em São Paulo, hein?
Quem vem?
A velha Sangalão de sempre?

Comentado por funcionario do kassab em 14/11/2009 - 16:53h:

É fiquem de olho, o Kassab está querendo transformar a EMURB em duas empresas, com foco cada vez maior na terceirização de seus serviços. Fiscalização de obras não pode ser feita por empresas terceirizadas, os casos vão se repetindo pois não há quem fiscalize com autoridade, é tudo feito por empresas de fachada, como gostam os demo-tucanos.

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