15/setembro/2009 12:50
O IBGE revela: Vendas do comércio crescem pelo terceiro mês.
“O Comércio Varejista apresentou em julho, com relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), crescimento de 0,5% tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. Com esse resultado, o setor completa um trimestre de taxas positivas, como indicado nos gráficos de base fixa e das médias móveis trimestrais (Gráficos 1 e 2). Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 5,9% sobre julho do ano anterior e de 4,7% e 5,8% nos acumulados dos sete primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 9,4%, 9,8% e de 11,4%, respectivamente”
Nas celebrações do primeiro aniversário da quebra do banco americano Lehman Brothers, vale a pena celebrar o fato de o Brasil, apesar do PiG (*) e da Miriam Leitão, o Brasil ser o primeiro a sair da crise – aquela na qual foi o último a entrar.
Saiu no Globo, escondidinho, na página 20
“Lula: 150 mil vagas criadas em agosto.”
“ … o PIB voltou a crescer e, só em agosto, foram criados 150 mil empregos, 11.600 a mais que em julho.”
Segundo o jornal Agora, pág. A11, supermercados e farmácias criaram 2.100 criaram novos postos de trabalho em julho, em São Paulo. O crescente consumo das famílias brasileiras é o principal responsável pelo aquecimento das vendas, diz a Fecomércio.
“Até o fim do ano espera-se a criação de um milhão de empregos,”disse Lula ontem.
(Lula) “… mencionou – em Boavista, Roraima – também a criação do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que prevê a construção de 1 milhão de casas até o fim de 2010.”
Na seção “Mercado Aberto”, da Folha (**) (onde, aparentemente, se passou a respirar oxigênio não-poluído com a entrada de uma nova responsável, Maria Cristina Frias) sabe-se que:
“Desde o lançamento do programa habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’ (em março), até o último dia 4 de setembro, a Caixa Econômica Federal recebeu 1.642 propostas de empreendimentos para a construção de 314 mil unidades, correspondentes a um montante de R$ 20 bilhões.”
Portanto, 30% do previsto para o fim de 2010.
“Na faixa salarial de famílias que ganham até R$ 1.395 … foram contratadas 19 mil unidades.”
Na pág. B13 da Folha (**) lê-se:
“Número de passageiros em vôos domésticos cresce 21% em agosto.”
É o caos aéreo do PiG (*).
A Miriam Leitão vai ficar presa nos aeroportos e falar por telefone com a CBN, a rádio que troca a notícia: é o caos !!!
A Bovespa já subiu 100% desde o início da crise.
Ontem, o jornal nacional fraudou números da inadimplência, que caiu 5% em agosto, porque a economia voltou a bombar – clique aqui para ler o que disse o Conversa Afiada sobre o malabarismo do Ali Kamel
A taxa de juros para a compra de carros novos caiu para 2,65% ao mês, em agosto – é a mais baixa desde 1995, diz o jornal Agora (o único que merece ser lido em São Paulo), na pág. A10
Na capa do jornal “Valor” e na pág. A3 há uma reportagem sobre a “febre de investimentos” que assola a economia brasileira.
Um horror.
“Ricos, pobres, do Sul e do Norte querem negociar com o Brasil”.
Diz a reportagem de Marta Watanabe:
“Trem-bala, construções para a Copa do Mundo, petróleo do pré-sal, oportunidades no Nordeste ou Ano da França no Brasil. “
“Nunca houve tanto interesse no Brasil.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário