quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Agora não é mais sorria, meu bem. Agora é reza!

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Reproduzo a seguir duas materias. A primeira da Folha Online de hoje, repercute “explicações” do governador José Serra sobre as inundações e enchentes em São Paulo e nas marginais. Culpando a natureza e deixando nas maõs de deus para que o acontecido ontem não se repita, José Serra aproveita para seu trololó justificativo e autoelogioso.

A segunda materia do Último Segundo, do IG, é de 28 de junho de 2009 e alerta para as conseqüencias das obras de José Serra na Marginal, alerta ignorado pelo sabereta do governador. O assunto nem é mencionado pela Folha Online que simplesmente repercute a fala do governador-candidato.

Remarquem que segundo Serra “As obras não tiram 1m2 de permeabilidade do solo” (Folha Online), enquanto a própria Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que deu a licença ambiental necessária à execução da obra, entende como um dos principais impactos negativos o “aumento da impermeabilização numa área já quase totalmente impermeabilizada” (Último Segundo - IG) LF


Serra diz que enchente em SP
é “culpa da natureza que se rebela”

GABRIEL MESTIERI colaboração para a Folha Online

Atualizado às 16h00.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), culpou a natureza pelo caos ocorrido em São Paulo nesta terça-feira (8) em decorrência das chuvas. “É culpa da natureza que se rebela. Temos que rezar para que isso não se repita”, disse o governador em entrevista nesta quarta.

Citando reportagem publicada na Folha hoje, Serra afirmou que as enchentes e os alagamentos são “efeitos negativos inevitáveis das 24 horas em que mais choveram desde 1963″ em uma cidade de solo bastante impermeabilizado.

De acordo com a reportagem, São Paulo registrou o maior volume de chuva em um período de 24 horas desde que a medição começou a ser feita, em 1963 –segundo projeção feita ontem pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o acumulado de chuva entre as 9h de ontem e as 9h de hoje.

Sobre as obras de ampliação da marginal Tietê, o governador afirmou que não acha que elas tenham tido influência no transbordamento do rio, ocorrido ontem.

“As obras não tiram 1m2 de permeabilidade do solo. Todas as árvores que foram retirada dali [dos canteiros da marginal para a construção de novas faixas] foram plantadas em outro local, inclusive em maior número”, disse.

Sobre a proposta do professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Roberto Watanabe, que afirmou à Folha que as marginais não deviam existir, Serra respondeu com ironia. “Destruir as marginais? E o pessoal vai andar de burrinho para ir até Guarulhos? As marginais são uma realidade. Se o tempo voltasse para 50 anos atrás poderíamos ter prevenido, em termos ideais tudo poderia ter sido prevenido se a história pudesse ser refeita”, disse.

O governador disse ainda que sua gestão é a que mais investe em transporte de trilhos, que é a “mais permeabilizadora das opções de transporte”. Serra afirmou ainda que obras novas, como o Rodoanel, são “impecáveis” no aspecto ambiental. “Não há governo com mais preocupação ambientalista que o nosso”, disse.

Ontem, a chuva que atingiu o Estado causou três mortes, sendo duas na cidade de São Paulo. Em Osasco (Grande São Paulo) –onde uma pessoa morreu– os bombeiros ainda procuram três crianças que desapareceram após um deslizamento de terra.


Moacyr Lopes Junior-08.set.2009/Folha Imagem
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Rio Tietê (foto) transbordou devido à chuva e complicou o trânsito em SP; CET suspendeu o rodízio à tarde




Risco de enchentes aumentará com Nova Marginal em São Paulo, dizem especialistas


Os 1,2 milhão de carros que passam pela Marginal Tietê diariamente devem, segundo o governo de São Paulo, reduzir em 35% o tempo gasto nas viagens com a “Nova Marginal”. O projeto, lançado este mês e cuja primeira parte deve ser entregue em março de 2010, prevê a criação de 3 a 5 novas faixas de cada lado, 4 pontes, 3 viadutos e um parque linear. Ao todo, serão investidos R$ 1,3 bilhão - sendo R$ 1,1 bilhão do Tesouro estadual e R$ 200 milhões das concessionárias de rodovias com ligação com a Marginal Tietê. Mas o governador José Serra acredita que a obra não vai resolver o trânsito, mas apenas “aliviá-lo”.

Futura Press
Trânsito na Marginal Tietê, em São Paulo

Trânsito na Marginal Tietê, em São Paulo

A obra, porém, é alvo de críticas de ambientalistas, urbanistas, ciclistas, moradores de favelas da Marginal Tietê e de entidades como o Clube Espéria. Eles reclamam do corte de árvores, diminuição da permeabilidade do solo, aumento de enchentes e da não priorização do transporte coletivo.

Árvores cortadas

Ao longo dos 23 km de obras, das 4.589 árvores, 512 já estão sendo cortadas, e outras 935 serão transplantadas para outros locais. Algumas, com troncos grandes, apontam que a vegetação era antiga.

A própria Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que deu a licença ambiental necessária à execução da obra, entende como um dos principais impactos negativos o “aumento da impermeabilização numa área já quase totalmente impermeabilizada”. Por outro lado, a secretaria avalia que, “com a melhora do fluxo do trânsito, haverá diminuição da poluição”.

“Ninguém tem a ilusão de que o problema de trânsito será resolvido só com obras viárias. A expectativa é de aliviar”, afirma José Serra.

Mas arquitetos e ambientalistas não concordam. “A estratégia do projeto é nociva à cidade, pois ocupa os fundos de vale e privilegia o sistema viário. Esses espaços deveriam ser reservados para absorver as enchentes”, afirma Saide Katoni, presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

Para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) o projeto “zomba do massivo investimento que foi feito pelo Governo do Estado na recuperação dos taludes do rio Tietê”.

O arquiteto e ex-secretário de planejamento na gestão da Marta Suplicy, Jorge Wilheim, reclama que o plantio de novas árvores não será feito junto às pistas. “A compensação disso não será feita ao longo [das margens]. Mas, sim, em outro lugar”. O arquiteto reconhece os benefícios para o trânsito e não é contra o projeto, mas gostaria que fosse avaliado com mais atenção.

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Fonte: Blog do Favre

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