quinta-feira, 9 de julho de 2009

Franzin: o movimento sindical e a divulgação das 40 horas

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O patronato vai opor forte resistência à redução da jornada para 40 horas. E já identificou que, para se sair vencedor, terá de ganhar a batalha da comunicação. Identificou, não perdeu tempo e, por meio da CNI, começou a fustigar a redução da jornada.

Por João Franzin*, na Agência Sindical

O movimento sindical tem, portanto, um desafio, que é conduzir uma eficiente estratégia de comunicação, em defesa das 40 horas e pela geração de empregos. Essa estratégia tem de se apoiar em dois eixos: um é a comunicação eficiente e mobilizadora das bases sindicais; outro é a comunicação de massa, nos grandes veículos, que, evidentemente, são grandes empregadores.

Esse trabalho de comunicação tem de estar vinculado a um plano de ação geral, que inclua as próprias entidades, as bases sindicais e a Câmara dos Deputados, com ações focadas em Brasília e nas bases eleitorais dos parlamentares.

A comunicação, como se vê, volta a jogar um peso decisivo. E a imprensa sindical deve ser valorizada.

* João Franzin é jornalista e assessor sindical

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