sábado, 6 de dezembro de 2008

Opinião do Azenha - Cadê o Caos no Trânsito?

>

Mudei-me recentemente para São Paulo. E voltei a experimentar o que vocês, paulistanos, experimentam todos os dias. Um trânsito caótico. Em que a única saída para quem quer se movimentar são as motos. Andei na garupa de uma moto na marginal do rio Tietê.

Conclusão da aventura: é um milagre que apenas UM motoqueiro morra por dia. Se um empresário morresse por dia no trânsito de São Paulo haveria um escândalo nacional. Mas como se trata de um motoboy, nenhum problema. O lugar dele logo é assumido por outro desesperado.

É selvagem: um trânsito caótico incentiva o uso de motos para o transporte de valores, documentos e encomendas; esse transporte empurra um exército de desesperados contra a frota de automóveis, caminhões, ônibus e pedestres; o sistema de pagamento dos desesperados os incentiva a correr para aumentar a renda; mais de 300 morrem por ano.

Não, o "caos no trânsito" não sai nos jornais, nem na televisão. Pelo simples fato de que o "caos no trânsito" tem dono: os governos amigos da mídia corporativa. Eu não saberia dizer qual é a parcela de responsabilidade que cabe às esferas federal, estadual ou municipal. Não tenho dúvidas, no entanto, de que a parcela maior é de autoridades locais. Que descuidaram do investimento em transporte público, privilegiaram o automóvel e são omissos.

Nessa hora, não existem governos do PSDB e do DEM. É como se São Paulo nem fosse governada por eles. Ou desgovernada.


Fonte: Viomundo - Luiz Carlos Azenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário