sexta-feira, 2 de abril de 2010

Inspeção Veicular Contra Carros Antigos


                                                   
Os antigomobilistas e hot rodders de São Paulo estão preocupados: a Inspeção Veicular Ambiental, por seguir as regras do Conama, só permite uma emissão de CO, em marcha lenta, da ordem de 6%para modelos fabricados até 1979 (exceto carros de placa preta). Porém, apenas para citar um exemplo, o Dodge Charger R/T 1971, segundo testes feitos na época pela Robert Bosch do Brasil com um medidor EFAW-173 (de sua fabricação), estabeleceu que este carro emitia 10% de CO em marcha lenta. No mesmo teste o Dodge Dart emitiu 9%, o Aero Willys 2600 8,5%, o Chevrolet Opala SS 4100 7,3%, o Chevrolet Veraneio 8,0%, o Volkswagen (Fusca) 1500 7,6% e o Puma GT 1600 7,2%.
Eram carros 0 km, com anéis de segmento em perfeito estado. Fica, portanto a dúvida de como estes carros poderão poluir, hoje, menos do que quando eram novos. Assim, o Estado está impondo novas regras para situações consolidadas há 30 anos, ou seja, está ferindo o direito adquirido do proprietário do veículo, que comprou, pagou, recolheu IPVA por 3 décadas (ou mais) e agora tem restringido um direito (uso da propriedade) por imposição de regras novas com efeito retroativo. Em tese háinconstitucionalidade na limitação de emissões para veículo fabricado antes da fixação dos próprios limites de emissão. O argumento da mistura do álcool na gasolina não pode ser considerado válido, mesmo porque, a cada vez que aumenta o valor do açúcar no mercado internacional, o combustível vegetal some, fazendo os carros a gasolina poluirem mais. Independente disso, as normas do CONAMA são imutáveis. Dai, nada garante, por exemplo, que um carro que tenha passado nainspeçao em 2010 passe em 2011, mesmo sem ter rodado sequer um único quilometro (que provoca desgaste de anéis) entre esses 365 dias. Além disso, se os "carros velhos" feitos até a década de 80 terminarem seus dias no depósito de sucata, os antigomobilistas do futuro, daqui a 10 ou 20 anos, nada terão para preservar. Tudo sem contar que um carro antigo pequeno (ou mesmo grande) irá poluir menos que um modelo popular 2010, pois não passará quatro horas por dia preso em congestionamentos, tendo em vista que seu uso será esporádico.

Fonte: Street Customs

7 comentários:

  1. A Rod & Custom 14, com a matéria criticando e apontando as falhas e abusos da Inspeção Veicular, já está nas bancas! Vale a pena conferir!
    http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/rod-custom-14-chega-as-bancas.html

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  2. Segundo o professor Luiz Carlos Molion, representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia, as medidas para a reduzir as emissões de carbono, como aqueles advindas de controles como a Inspeção Veicular Obrigatória realizada na cidade de São Paulo, não vão produzir efeito no clima mundial. “O gás carbônico não controla o clima global”, garante. A quantidade de carbono lançada pelo homem é ínfima, é irrisória, se comparada com os fluxos naturais dos oceanos, solo e vegetação. Para a atmosfera, saem 200 bilhões de toneladas de carbono por ano. O homem só lança seis. O professor, devido ao fato do gás carbônico ser utilizado pelas plantas para fazer fossíntese, considera o mesmo como o “gás da vida”. Veja aqui a entrevista de Molin: http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/reduzir-co2-expelido-pelos-carros-e-motos-nao-impede-aquecimento-global-diz-meteorologista.html


    No terreno legal, segundo a Constituição brasileira, promulgada em 1988, "todos são iguais perante a lei". E eu cito:

    "TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)"

    Assim, não é legalmente aceitável que o dono do carro com motor de dois tempos ou
    com placa preta seja dispensado da inspeção e os outros não. O princípio da igualdade é ferido. Isso, por sí só, já abre o precedente necessário para que os interessados entrem com ações na justiça contra a inspeção, ainda mais porque ela é regional e não nacional. acompanhem o desdobramento da luta contra esse embuste lendo a revista Rod & Custom!

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  3. bom dia ja tentei passar 14 vezes na controlar cada vez da diferença nos numeros tenho uma fiorino 1986 impecavel mas nada adianta os valores alteram conforme o lugar que vou ja fiz de tudo agora estou entrando com uma liminar contra a controlar pois o interesse dela e reprovar para ganhar mais

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  4. Estou entrando com liminar contra a inspeção veicular,por tres vezes tentei passar a minha Brasinca Andaluz,94 ,Diesel, com 70.000km originais estado de ok, em 2008 o índice de opacidade foi de 1,8 qdo indice max.é de 2,8 em 2009 e 2010 a Controlar se nega a passar o veículo no equipamento, alegando que poderia estragar a mangueira de leitura.
    É importante saber o seguinte: em 1995 a dna.Marta Suplicy aprovou a licitação e liberou de forma irregular um terreno público para a empresa BR inspeções ganhar a licitação.Em 2008 o Sr.Kassab autorizou a venda de 80% da atual controlar para a CCR S/A - Camargo Correia Rodovias que por sua vez financiou de forma irregular a campanha do Sr.Kassab e Sra.Suplicy em 2008, em 2010 esta mesma empresa esta financiando a campanha do Sr.Serra e outros candidatos, de onde os Srs. acham que vem o dinheiro da campanha? A inspeção veícular é a melhor forma encontrada para tirar dinheiro dos cidadãos sem a mínima conciencia .

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  5. É inegável que a "IINSPEÇÃO" é somente o meio mais fácil que a Prefeitura e a tal empresa "CONTROLAR" encontraram em comum acordo para arrancar da população um dinheiro fácil (para o mecânico com a mão-de-obra, para as Auto-Peças com a obrigatoriedade de troca de peças desnecessárias, a Controlar com as taxas quantas vezes forem necessárias e reprovadas e para a Prefeitura com todas as multas possíveis e imaginárias). É impossível um veículo fabricado em 2003 (como é o caso do meu) chegar na mesma taxa de emissão de gás e tudo mais que a CONTROLAR exigi do que um carro fabricado em 2010, não existem critérios coerentes, tudo é tão absurdo, só nos resta pensar que a Prefeitura não deseja ter uma população honesta na rua trabalhando e pagando seus impostos. Trabalho com meu carro e estou parado há 10 dias, já gastei em torno de R$ 1.000,00 + todos estes dias sem trabalhar ( pois trabalho com entregas com meu veículo Fiorino) ainda corro o risco de perder o meu emprego, já fui barrado 4 vezes e cada vez recebo um laudo diferente (claro o carro está sofrendo mudanças cada vez que fica na oficina), faço a manutençaõ preventiva no meu carro, abasteço com bom combustível, o motor está ótimo, não queima fumaça e mesmo assim NÃO CONSIGO A LIBERAÇÃO DA CONTROLAR para poder voltar a trabalhar e sustentar a minha família, ainda por cima olho para o lado e vejo um carro soltando uma fumaça preta incendiando a avenida e com o selo da CONTROLAR. Sou contra a agressão ao meio ambiente e faço o possível para não agredí-la, mas só me resta a pergunta: VIVA O VERDE? OU VIVA A MINHA FAMÍLIA? Fica aqui registrada toda a minha indignação com a PREFEITURA DE SÃO PAULO e a CONTROLAR.

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  6. A Controlar é o maior desincentivo para os proprietários de carros antigos!!Quem tem um carro antigo,já sofre com problemas de peças de reposição,falta de uso,e muitos outros problemas causados pelo tempo.Além de tudo isso,é criado em S.Paulo,uma Controlar da vida,que sem critério algum e sem o menor respeito pelos autos antigos,acaba com a nossa alegria e prazer pelos carros antigos!!Isto só tem uma explicação:"Falta total de cultura automobilística por parte da prefeitura de S.Paulo,que não sabe nada de nada sobre o comportamento de carros antigos,sem dizer que eles querem se comparar aos Estados Unidos,como se isto fosse possível!!!Será que os pouquíssimos carros antigos,que rodam no máximo 100Km por ano, serão os grandes vilões pelo caos da atmosfera???Talvez para o Sr.Kassab seja!!!!
    Provavelmente ele não deve entender nada de carros,afinal de contas, querer colocar índices de CO,incompatíveis com os medidos nestes mesmos antigos quando eles eram zero Km,só prova uma total falta de cultura e conhecimento!!Isto é uma punição e um castigo para quem tem carro antigo,pois parece-me que o Sr.Prefeito deve odiar os mesmos!!Por que isso???Eu tenho um Dodge Polara 1980,que é absolutamente perfeito de motor,não queima uma gota de óleo e é mais redondo que um relógio suiço,e o carro já foi reprovado 2 vezes na Controlar!!!O que eu faço???
    Coloco fogo nele??????

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  7. PARTICIPEM E REPASSEM A TODOS http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N3502

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