terça-feira, 25 de novembro de 2008

Maria-fumaça tucana

>

>


Em julho do ano passado, o governo do Estado anunciou a implantação de uma linha de trem entre São Paulo e Guarulhos. Pelo projeto apresentado, as composições partiriam da estação Brás, com intervalos de 15 minutos, e chegariam até o Cecap. Na oportunidade, também se prometeu que até 2010 seria implantado o Expresso Aeroporto, com saída da estação da Luz até o Aeroporto Internacional.
As obras, dizia o comunicado divulgado à imprensa pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, seriam iniciadas em janeiro deste ano, com investimento total de R$ 3,38 bilhões, divididos entre o governo federal (R$ 580 milhões), o Estado (R$ 1,5 bilhão) e a iniciativa privada (R$ 1,3 bilhão). Juntas, atenderiam diariamente a mais de 220 mil pessoas.
Como se vê agora, tudo não passou de oba-oba do bloco tucano. As obras continuam no papel e, um ano depois, não há um centavo sequer do governo José Serra disponível no orçamento para o propalado projeto de integração entre a Capital e a segunda maior cidade do Estado.
Mais curioso ainda é que o governador voltou a tocar no tema em março deste ano, quando disse em uma visita à Holanda que estava atrás de financiamento externo para aplicar no Expresso Aeroporto. Até agora, porém, nada de concreto surgiu.
Pior do que a omissão em relação ao projeto, é o movimento da tropa de choque de Serra na Assembléia Legislativa. Recentemente, apresentei à Comissão de Serviços e Obras Públicas um requerimento solicitando que o secretário Estadual de Transportes, José Luiz Portela, viesse a Guarulhos para uma audiência pública.
A proposta foi vetada pela maioria governista da comissão. A audiência serviria para que a população de Guarulhos pudesse saber qual é a real situação do projeto apresentado festivamente no ano passado.
A reivindicação do trem entre a Capital e Guarulhos é antiga. O prefeito Elói Pietá que o diga. Na época em que era deputado, ele também cobrava uma posição sobre o assunto. Mas os governos tucanos se sucederam e, após 14 anos no poder, eles ainda mantêm o cidadão preso em congestionamentos na Marginal Tietê e na Dutra.
A sociedade e as autoridades guarulhenses têm que seguir cobrando respostas para a solução deste problema. E o governo estadual precisa falar menos e fazer mais. Caso contrário, o prometido trem-bala pode se transformar na maria-fumaça de José Serra.

>

Fonte: Site Dep. Estadual Sebastião Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário